Lolita... A moda!

By 10:45 , ,


A primeira coisa a vir a cabeça da maior parte das pessoas é o romance de autoria do escritor russo Vladimir Nabokov, publicado pela primeira vez em 1955. Que conta a história do professor de poesia francesa Humbert Humbert, que se apaixona por Dolores Haze, sua enteada de doze anos e a quem apelida de Lolita. O professor, que já conta com uma certa idade, desde o início se define como um pervertido e aponta como causa um romance traumático em sua juventude. 
O livro ficou famoso como um dos romances mais polêmicos já publicados.

Mas esse post não é especificamente sobre o livro, e sim, sobre uma moda que invadiu as ruas de Tokyo no fim dos anos 70 e início da década de 80. Inspiradas em parte na cultura 'kawaii' japonesa e na nostalgia de outros tempos - sejam períodos históricos ou simplesmente da própria infância.




A intenção é parecer infantil, elegante ou modesta, evitando uma imagem adulta, sexualizada ou vulgar. Saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino e suportadas por anáguas, renda de boa qualidade, decote alto, cabelos cacheados e/ou acompanhados a uma franja reta e tecidos pouco brilhantes são comuns a todos os estilos.



Aqui vão três das várias subcategorias:


  • Sweet Lolita - É o estilo mais fofo, que usa cores como tons em rosa, tons pastel - a tendências candy color/color candy - e por vezes marrom ou preto. Sempre com motivos fofos, é o estilo que mais procura a inspiração na infância, com suas estampas de doces e animais.
  • Classical Lolita - O estilo clássico, que remete às modas vitoriana e rococó originais. As cores utilizadas são tons envelhecidos. O marrom e rosa-velho são comuns, e os motivos mais populares são as estampas florais.
  • Gothic Lolita - A mistura do gótico com a moda lolita. As cores utilizadas são escuras e elegantes, onde obviamente o preto predomina. Cores vibrantes podem dar um ar vulgar contrastadas com preto, por isso cores pálidas e sóbrias são recomendadas. Apesar da inspiração da moda gótica, a maquiagem deve continuar leve e natural, sem excesso de sombra preta e batons muito escuros.

 

 

 

 



Aqui vão duas músiquinhas chamadas "Lolita" :D

Lana Del Rey

The Veronicas

Posts Relacionados

0 comentários