Friday the 13th
A sexta-feira no dia 13 de qualquer mês é considerada popularmente como um dia de azar.
O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 constelações do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias. É muita superstição pra um dia da semana, né?
Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13 (?). O medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia (O.0).
Estranho? Clique em Mais Informações e continue a ler sobre a origem desse dia amaldiçoado :D
Em algumas culturas ele pode ter sido considerado número de sorte. Não há nenhuma evidência de que o 13 tenha sido considerado um número de azar pelas culturas antigas. Pelo contrário, muitos povos o consideravam um número sagrado. Para os egípcios, a vida era composta por 12 diferentes estágios para que o ser humano alcance o 13º, que era a vida eterna. Dessa forma, o número 13 foi assimilado com a morte, mas não com uma conotação negativa, mas como uma gloriosa transformação. Essa ligação com a morte permaneceu e foi distorcida por outras culturas que nutriam o medo da morte e não a viam como algo presente no destino de qualquer vida.
Note-se também que, no Tarô, a carta de número 13 representa a Morte.
E pra encerrar esse post com tantas curiosidades sobre essa data que assombra tanta gente, fica aí uma playlist com algumas músicas com um tom de terror ;)
0 comentários