Coturno: Sapato de homem? Acho que não

By 17:08 , , ,


Voltada principalmente para o uso militar em atividades de combate. Geralmente são feitos de couro (tratado de maneira especial para tornar-se impermeável), porém tecnologias modernas permitem a fabricação de coturnos com materiais como kevlar e nomex.


 


O objetivo do coturno é oferecer ao combatente uma combinação de atrito com o solo (evitando escorregões), estabilidade do tornozelo (evitando torções) e proteção para os pés. Apesar da aparência rústica, coturnos modernos podem ser bastante confortáveis. Também são classificados como equipamento de proteção individual.


Coturnos também são populares como vestimenta nas subculturas do góticopunkgrungeheavy metalskinheadindustrial entre outras; no entanto, eles estão se tornando mais e mais mainstream.




Uma marca bem famosa é a Dr. Martens. Fez muito sucesso com seus coturnos nos anos 60 e 80, quando foram adotados pelo movimento punk. Provando que coturnos não são só para militares, homens, roqueiros, punks, etc., hoje ela faz coturnos coloridos, estampados e com parcerias bem legais (tipo Hello Kitty).


 

Segue aí, duas famosas que usam:




Além da moda, em si, muitas pessoas optam por usar coturnos simplesmente devido à durabilidade, conforto e outras utilidades, já que as botas são projetados especificamente para serem confortáveis de usar em uma variedade de mudanças e condições, por longos períodos sem desgaste significativo. Coturnos têm uma vida útil mais longa do que as botas comuns, o que pode dar-lhes uma sensação de vintage. Por essas e outras razões, podem ser comprados em quase todas as cidades de certo tamanho em lojas de excedentes militares, ou em grandes cidades em lojas de produtos específicos para roqueiros ou motociclistas e se preferir, pela internet também dá pra comprar ;)


Posts Relacionados

0 comentários