Tendência: Hamsá

By 11:14 , , , , , , , , ,

Quem passeia muito pelos lookbooks da vida e lojas gringas já deve ter dado de cara com roupas e acessórios com essa mão misteriosa, mas não fazia ideia do que significa. Então estou aqui para esclarecer tudo. Essa mão é chamada de Hamsá — chamsá, literalmente cinco, referindo-se aos cinco dedos da mão — e é um talismã usado por praticantes do judaísmo e do islão como um amuleto contra o mau-olhado. Também é conhecido pelos nomes mão de Deus, mão de Fátima, olho de Fátima, mão de Miriam ou mão de Hamesh.


É uma mão simétrica, cujo polegar e mindinho são idênticos e apontam para os lados e para o horizonte, e o dedo médio é o eixo de simetria. Também pode aparecer como uma mão normal com o polegar distinto do mindinho. Possui o desenho de olhos, pombos, peixes e estrelas de Davi para fortalecer o seu simbolismo, sem dizer que em certas hamsás existem inscrições em hebraico.

A parte histórica do talismã diz que existem evidências arqueológicas do uso da hamsá como escudo contra o mau-olhado já antes do judaísmo e do islão. Há indícios de que seria um simbolo fenício, associado a Tanit, deusa-chefe de Cartago cuja mão afastava o mal.

Logo depois, o símbolo foi adotado pela cultura árabe, que passou para os judeus. A chamsá também aparece no budismo; é conhecida por Abhaya Mudra e possui conotação semelhante às outras, significando a dissipação do medo.

Atualmente, defensores da paz no Oriente Médio têm usado a chamsá. Nesse caso, não seria mais um talismã contra o mau-olhado mas sim, um símbolo de esperança e paz na região.


Posts Relacionados

0 comentários